A BND, que é na acepção do conceito de Biblioteca Digital, efectivamente a de maior dimensão em Portugal, alberga já várias dezenas de milhares de obras (livros, artigos, folhetos, gravuras, desenhos, fotografias, etc.). A BND conserva e disponibiliza espaços próprios dedicados aos maiores autores de Língua Portuguesa. Um desses espaços é dedicado a Fernando Pessoa, particularmente ao seu heterónimo Alberto Caeiro. Nesse espaço digital podem ser visualizados em manuscritos o texto integral de obras como “O Guardador de Rebanhos” ou “O Pastor Amoroso”. São apresentados os diversos esboços das obras até ao texto final, as notas manuscritas, dactilografadas, rasuradas, suprimidas, etc. O leitor pode assim tomar um maior contacto com o processo criativo pessoano e ter uma percepção mais ampla das suas obras.
Outra ilustre personalidade das letras portuguesas em destaque na BND é Eça de Queirós, onde num profuso espaço próprio, por ocasião do centenário da sua morte, são apresentadas inúmeras obras suas em texto integral, bem como múltiplos manuscritos, a par de contextos documentais (notícias, cartas, etc.) e vários elementos da iconografia queirosiana (ilustrações, fotos, gravuras, postais, etc.) Outros autores em destaque são:
Também são contempladas diversas temáticas: Sem esquecer o louvável e sempre brilhante núcleo MEMÓRIA, que é alvo de constantes actualizações. |